Desde 2006 que o Hospital Veterinário da Arrábida começou a realizar técnicas de fisioterapia para todos os pacientes com insucesso no pós-cirúrgico ortopédico.
Realizavam-se modalidades e métodos simples como Electromioestimulação, Termoterapia por Calor, Crioterapia, Massagens, Alongamentos e exercícios de Cinesoterapia passivos.
Com o passar dos anos percebemos que esta área estava a evoluir e investimos na formação, recorrendo a formação internacional europeia.
Após a realização de diversas pós-graduações na área, realizamos investimentos em aparelhos específicos para obter maior sucesso na fisioterapia e reabilitação ortopédica e neurológica, como o Laser classe IV, Hidroterapia no Underwater Treadmill associado a circuitos de reabilitação já com noção dos três tipos de treinos existentes, treino propriocetivo, de resistência e de fortificação.
Dois membros da equipa realizaram a especialidade de Fisioterapia e Reabilitação inerente à Universidade de Tennessee, CCRP (Certified canine rehabilitation practitioner). Seguimos depois para a América onde, através de diversos contactos conseguimos formações especificas já na área da medicina desportiva e da reabilitação funcional.
A partir de 2010 realizamos diversas formações para o Curso de Enfermagem Veterinária na Escola Superior Agrária de Elvas e para o Curso de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona, sob a forma de cursos de formação intensiva.
Desde aí, somos convidados para o maior congresso anual de Veterinária em Portugal, o Congresso da Ordem dos Médicos Veterinários.
Atualmente a Diretora Clínica é docente nas diversas disciplinas inerentes à especialidade de medicina física e reabilitação animal.
A partir de 2012 realizamos consultas de especialidade na Referência Veterinária sendo responsáveis pelo serviço de Medicina Física e Reabilitação Animal.
Hoje em dia somos um centro de referência tendo uma media de 30 animais para reabilitar diariamente, sendo estes, pacientes de reabilitação de diagnósticos diversos, desde o foro neurológico ao foro da medicina interna.
Todas as modalidades e métodos de reabilitação funcional existem no nosso centro, tornando-o pioneiro na especialidade de Reabilitação Funcional.
No dia 7 de Março de 2015 apresentamos o nosso novo espaço e abrimos ao público no dia 9 de Março o primeiro centro de Reabilitação Funcional, o CRAA (Centro de Reabilitação Animal da Arrábida).
Assim, somos uma equipa jovem à procura de uma medicina de ponta, de modo a que a função motora e sensorial dos nossos pacientes seja reposta ao ponto de eles poderem viver em plenitude.
Nada se conquista sem lutar e sem a sabedoria do conhecimento e portanto classificamo-nos como um centro humilde, que se encontra em constante mudança na procura da sabedoria e do conhecimento.
Enfermeira Veterinária do Serviço de Especialidade de Reabilitação Funcional
Médico Veterinário do Serviço de Especialidade de Reabilitação Funcional
Enfermeira Veterinária do Serviço de Especialidade de Reabilitação Funcional
Médica Veterinária do Serviço de Especialidade de Reabilitação Funcional
Médica Veterinária do Serviço de Especialidade de Reabilitação Funcional