Desde 2006 que o Hospital Veterinário da Arrábida começou a realizar técnicas de fisioterapia para todos os pacientes com insucesso no pós-cirúrgico ortopédico.
Realizavam-se modalidades e métodos simples como Electromioestimulação, Termoterapia por Calor, Crioterapia, Massagens, Alongamentos e exercícios de Cinesoterapia passivos.
Com o passar dos anos percebemos que esta área estava a evoluir e investimos na formação, recorrendo a formação internacional europeia.
Após a realização de diversas pós-graduações na área, realizamos investimentos em aparelhos específicos para obter maior sucesso na fisioterapia e reabilitação ortopédica e neurológica, como o Laser classe IV, Hidroterapia no Underwater Treadmill associado a circuitos de reabilitação já com noção dos três tipos de treinos existentes, treino propriocetivo, de resistência e de fortificação.
Dois membros da equipa realizaram a especialidade de Fisioterapia e Reabilitação inerente à Universidade de Tennessee, CCRP (Certified canine rehabilitation practitioner). Seguimos depois para a América onde, através de diversos contactos conseguimos formações especificas já na área da medicina desportiva e da reabilitação funcional.
A partir de 2010 realizamos diversas formações para o Curso de Enfermagem Veterinária na Escola Superior Agrária de Elvas e para o Curso de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona, sob a forma de cursos de formação intensiva.
Desde aí, somos convidados para o maior congresso anual de Veterinária em Portugal, o Congresso da Ordem dos Médicos Veterinários.
Atualmente a Diretora Clínica é docente nas diversas disciplinas inerentes à especialidade de medicina física e reabilitação animal.
A partir de 2012 realizamos consultas de especialidade na Referência Veterinária sendo responsáveis pelo serviço de Medicina Física e Reabilitação Animal.
Hoje em dia somos um centro de referência tendo uma media de 30 animais para reabilitar diariamente, sendo estes, pacientes de reabilitação de diagnósticos diversos, desde o foro neurológico ao foro da medicina interna.
Todas as modalidades e métodos de reabilitação funcional existem no nosso centro, tornando-o pioneiro na especialidade de Reabilitação Funcional.
No dia 7 de Março de 2015 apresentamos o nosso novo espaço e abrimos ao público no dia 9 de Março o primeiro centro de Reabilitação Funcional, o CRAA (Centro de Reabilitação Animal da Arrábida).
Assim, somos uma equipa jovem à procura de uma medicina de ponta, de modo a que a função motora e sensorial dos nossos pacientes seja reposta ao ponto de eles poderem viver em plenitude.
Nada se conquista sem lutar e sem a sabedoria do conhecimento e portanto classificamo-nos como um centro humilde, que se encontra em constante mudança na procura da sabedoria e do conhecimento.